Pirapora discute direitos dos idosos em Conferência Municipal

 

Com o objetivo de debater temas importantes para o campo do envelhecimento, em Pirapora, foi realizada terça-feira, 16, no Centro de Convenções a 4ª

 

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que reuniu representantes da sociedade civil e do setor público.

 

O evento foi promovido pela Prefeitura, Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM), Conselho Municipal do Idoso e Associação da 3ª Idade e foi aberto com Hino Nacional e pelo Coral Saúde Viver, com as canções “Hino do Idoso” (O Estandarte) e “Samba de Pirapora”, regido pela maestrina Maria Elisa Alkmim.

 

O “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades” foi tema da palestra magna da Conferência, que também foi marcada pela discussão dos eixos temáticos: gestão, financiamento, participação e sistema de promoção e defesa dos direitos humanos, em diversos grupos.

 

A mobilização social da população para a conquista do envelhecimento saudável e com dignidade e o fortalecimento do compromisso dos diversos setores com a garantia dos direitos da pessoa idosa foram destacados pelo secretário municipal de Governo e Articulação Institucional Marcos Dorival Vieira, que representou o prefeito Léo Silveira no evento.

 

“Neste evento também vamos eleger três delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa”, lembrou a presidente do Conselho Municipal do Idoso Jacyranna de Siqueira Oliveira Corrêa. O gerente do Centro de Referência do Idoso, Éder Danilo Pereira da Silva, ressaltou que outra meta desse tipo de discussão é tornar o próprio idoso autônomo na busca e luta por seus direitos.

 

As Conferências são um dos caminhos necessários para que as políticas públicas voltadas aos idosos se descentralizem e cheguem, de fato, até os municípios de maneira adequada às particularidades da cidade, afirmou o prefeito Léo Silveira. Ainda segundo o gestor, “Pirapora conta com 5041 idosos que recebem atendimento diferenciado, inclusive de saúde, tanto na área curativa quanto preventiva, com ações de melhoria da qualidade de vida”, concluiu o gestor.

 

Também participaram da Conferência, na mesa principal, o presidente da Associação da 3a Idade Afonso Rodrigues de Souza e a superintendente de Políticas Sociais para Mulheres Christiane Peixoto Ramos, além da vereadora Carla Valéria Soares Vita (PSB).