Visita ao Memorial de Direitos Humanos

 

Nesta terça-feira (12/11), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh) visitou a sede do Memorial de Direitos Humanos e realizou uma reunião extraordinária no local, que é reconhecido como patrimônio histórico do Estado.
Acompanhados por equipe técnica da Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese - MG, os conselheiros conheceram as atuais condições do espaço, a história do edifício e a proposta de implantação do Memorial na antiga sede do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (Dops).

 

O presidente do Conedh, Nilmário Miranda, destacou a importância de o Conselho colaborar na construção de parcerias para fortalecer a iniciativa. Para ele, "não existe democracia sem a busca constante da memória e da verdade histórica".

 

Durante a reunião foi discutida a criação de uma comissão especial para acompanhar a execução do projeto. "Transformar um centro de detenção, tortura e perseguição a dissidentes políticos e movimentos sociais em memorial permanente, é muito importante para Minas Gerais e para o Brasil", afirmou o presidente.

Fotografia: Caroline Rodrigues/Sedese