Página inicial
Decreto nº 43.613, de 25/09/2003
Decreto nº 46.961, de 01/03/2016
NOTA DE AGRADECIMENTO E DE PESAR
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança de Minas Gerais recebe, com tristeza e pesar a notícia da partida do inestimável Irmão Mesquita, Raymundo Rabelo de Mesquita, Salesiano de Dom Bosco.
Em nome do Conselho, reiteramos nossa gratidão e respeito ao Irmão Mesquita pela incansável defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil.
Conselheiro Estadual nos períodos de 2007 a 2009 e 2013 a 2015, destacou-se por contribuições importantes no cenário mineiro para construção e consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente, discussão de políticas públicas e fortalecimento do espaço participativo do conselho. Sua atuação foi reconhecida por meio de homenagem oficial na Conferência Estadual de 2015, mas a trajetória foi sempre mantida como referência para atuação.
Que nosso querido irmão, eterno conselheiro, fonte de inspiração e exemplo de bom serviço à causa descanse em paz. Deixará uma história marcada pela humanidade, respeito e luta aguerrida na defesa de crianças e adolescentes.
“A morte não é nada.
Apenas passei ao outro lado do mundo.
Eu sou eu. Você é você.
O que fomos um para o outro, ainda o somos.
Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa
como sempre se pronunciou,
sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou: continua sendo o que era.
O cordão de união não se quebrou.
Por que eu estaria fora dos teus pensamentos,
apenas porque estou fora da tua vista?
Não estou longe, somente estou do outro lado do caminho”
(Santo Agostinho)
Belo Horizonte, 23 de outubro de 2024
Clique aqui para ter acesso o folheto em pdf.
Nota de Recomendação do CEDCA/MG manifestando publicamente a sua posição favorável à recomendação à vacinação de crianças contra a COVID-19
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A RECOMENDAÇÃO
Recomendação aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e demais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos no Estado de Minas Gerais visando à proteção integral de crianças e adolescentes durante a pandemia da Doença do Coronavírus (COVID-19).
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A RECOMENDAÇÃO - Dispõe sobre as propostas aprovadas na x Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, realizada em outubro de 2020 .
RECOMENDAÇÃO Nº 03 DE 20 DE OUTUBRO DE 2022 - Recomendação aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares de Minas Gerais acerca das providências cabíveis quanto ao acolhimento irregular de adolescentes em Comunidades Terapêuticas.