Conferências
II Seminário da Pesquisa Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado: aspectos da promoção da saúde
Belo Horizonte, MG, Brasil / 29 de março de 2017 – 13 às 19h.
Local: Auditório 3, Prédio 43 - PUC Minas Coração Eucarístico
Estão abertas as inscrições para o II Seminário da Pesquisa Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado: aspectos da promoção da saúde. Esse evento tem como objetivo discutir sobre a direcionalidade política para o cuidado à pessoa idosa bem como apresentar os resultados parciais da fase da pesquisa com esse foco, desenvolvida na realizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A programação conta com a participação de convidados ilustres que estudam e trabalham em prol do cuidado à pessoa idosa:
Ms. Maria Cristina Corrêa Lopes Hoffmann - Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Já atuou como Consultora do Ministério da Saúde por meio da UNESCO e OPAS. Atuou como consultora da Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde por 11 anos (2001 -2012). Em setembro de 2012 assume Coordenação de saúde da pessoa idosa/DAET/SAS/MS, onde atua até a presente data. Mestre em Saúde Coletiva, pelo ISC/UFBA/BA, especialista em saúde coletiva pela UnB/DF e em administração e planejamento para docentes pela ULBRA/RS. Possui experiência nos seguintes temas: saúde mental, políticas públicas, álcool e outras drogas, planejamento, elaboração, acompanhamento e avaliação de programas e projetos, saúde da pessoa idosa e processo de envelhecimento. Além das experiências citadas, também coordenou e lecionou no curso de especialização em saúde mental, vinculado ao Instituto Laboro. Tem experiência como conteudista, revisora e coordenadora de cursos, nas modalidades presenciais e à distância, no campo da saúde pública, especialmente sobre os temas da gestão de sistemas e serviços, gestão do cuidado relacionados à saúde da pessoa idosa e à saúde mental. Representou o Ministério da Saúde, enquanto conselheira, no Conselho Nacional do Idoso de 2012 -2016). Participou da Coordenação da IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2016), e também na qualidade de Delgada Nacional da IV Conferência. Integra a Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de vida, do Conselho Nacional de Saúde (2016 até presente data).
Ms. Eduardo Camargos Couto - Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (2015), graduado em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (2007) e em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Especialista em Gestão Estratégica pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (2001). Fiscal sanitário municipal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte desde 1985, onde atuou na Gerência da Vigilância Sanitária do município como gerente (2004-2006) e na junta de recursos (1999-2001). Advogado e sócio diretor da empresa Controle de Riscos Legais, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito da Saúde, Administração Pública e Direito Civil. Experiência como docente nas Faculdades de Direito da UFMG, PUC Minas e do SENAC.
Dra. Sônia Maria Soares - Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Néry (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) com bolsa Sandwhich na University of California San Francisco nos EUA. Pós-Doutorado na New York University (2013). Especialista em Enfermagem Gerontológica titulada pela Associação Brasileira de Enfermagem em 2015. Professora Associada nível III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Vice-Diretora da EEUFMG, gestão 2014-2018. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano. Realiza orientações de mestrado e doutorado na linha de pesquisa: Cuidar em Saúde e na Enfermagem. Coordenadora de projetos institucionais como Pró-Saúde/Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Representante efetiva da Universidade Federal de Minas Gerais no Conselho Municipal do Idoso desde 2009. Orientação plena de Doutorado e Mestrado. Realiza pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Saúde do Adulto e Idoso, envelhecimento e qualidade de vida, cuidado em saúde e na Enfermagem, especialmente na prevenção de doenças crônicas-não transmissíveis (Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Doença Renal Crônica), Saúde da Família, trabalho com grupos, práticas integrativas e complementares e outros temas relacionados área de Saúde Coletiva.
As inscrições são gratuitas por meio do preenchimento do formulário de inscrição que deve ser enviado ao email pesquisaidosopuc@gmail.com. Todas as inscrições serão confirmadas com recebimento de email resposta até o dia 10 de março. As vagas são limitadas e destinadas a profissionais atuantes em ILPI, gestores de instituições públicas relacionados ao cuidado com a pessoa idosa, pesquisadores da temática do envelhecimento, alunos de pós graduação e da graduação interessados ou atuantes na temática do Envelhecimento. Clique aqui para preencher o formulário.
O evento é promovido pela equipe da pesquisa vinculada ao Núcleo de Pesquisas Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e Enfermagem (PHASE) – PUC MG.
Programação:
12:30h – Credenciamento
13:30h – 14:00h – Mesa de abertura
14:00h – 14:30h – Apresentação dos resultados da Pesquisa: “A direcionalidade política da atenção ao idoso na Região Metropolitana de Belo Horizonte” – Dra. Natália de Cássia Horta
14:30h – 15:00h – “Panorama da Saúde do Idoso no Brasil: da política às práticas de cuidado” – Ms. Maria Cristina Corrêa Lopes Hoffmann - Coordenadora Nacional de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde.
15:00h – 15:30h – Discussão
15:30h – 15:50h – Intervalo Cultural Grupo Cantares – Coordenação Seresteiros do Barreiro
16:00h – 17:30h – Dialogando com os resultados da pesquisa: “Políticas, práticas de cuidado e de promoção da saúde do idoso na Região Metropolitana de Belo Horizonte”
17:30h – 18:30h – Roda de conversa: Cuidado de longa duração à pessoa idosa: desafios e perspectivas – Ms. Eduardo Camargos Couto e Profa. Dra. Sônia Maria Soares
18:30h – 19h – Discussão e Encerramento